NARA
Compartilhe
Um retrato de Nara Zimmer, 71 anos, graduada em medicina e com especialização em pediatria. Admiro essa mulher por sua atitude positiva e poderosa em relação a vida! Orgulho-me de ter feito retrato dela e de contar parte de sua história, certamente que nem sempre foi fácil.
FALE UM POUCO DE SI MESMA.
Minha vida nunca foi de muito glamour, mas sempre fui motivo de alegria e admiração para os que conviveram comigo. Fui uma filha exemplar, muito estudiosa e sempre levava muito a sério os estudos e a tudo ligado ao intelecto. Lia muito, mas tanto que meus pais me diziam para parar e sair mais de casa. Na época, as mães levavam suas filhas nos bailes, mas os meus pais confiavam tanto em mim que eu voltava para casa com o último que havia dançado comigo, ficando muitas vezes na praça até o sol nascer conversando. Todos gostavam muito de conversar comigo, os professores me adoravam. Meus pais eram muito pobres e sofreram provações para eu estudar. No quarto dia de faculdade comecei a namorar meu primeiro marido e convivemos por 22 anos.
CONTE-NOS UM POUCO SOBRE A SUA CARREIRA.
Depois da graduação, vivi 2 anos intensos e felizes na Residência Médica (especialização em Pediatria). Éramos 10, sendo eu a única mulher. Morava no hospital onde convivi diretamente com meus colegas, sempre sendo a mais alegre e brincalhona. Sofri muito quando cheguei em Sarandi, pois fui muito mal aceita por ser mulher e "negrota ", demorei muito para conseguir meu lugar ao sol. Certa vez, minha mãe passeava com minha filha em frente a nossa casa e uma paciente disse que eu era a " mãe dos pobres ". Imagina o orgulho dela! Trabalhava muito, mas qualquer folga era dedicada a brincar com meus filhos. Fiquei muitos anos atendendo e sempre fui muito empática, me colocando no lugar das pessoas. Até hoje sou assim.
DO QUE VOCÊ MAIS SE ARREPENDE NA VIDA?
Se eu tiver que dizer do que me arrependo, seria de jamais ter aprendido algo muito importante que é dizer NÃO. Isso prejudicou minha vida familiar, profissional e financeira.
Sempre apresentei um defeito muito grave: comprava muito, gastei tudo em futilidades, coisas que nem cheguei a usar, nunca pensei em poupar e não pensava no futuro, algo que jamais devemos fazer. Mas eu precisava estar impecável na aparência, bobagem absoluta.
QUANTOS ANOS TERIA SE NÃO SOUBESSE QUANTOS ANOS TENS?
Bom, chegando aos 40 anos. Eu achava sempre ser muito jovem.
QUAL A COISA MAIS DIFÍCIL QUE JÁ FIZESTE?
Aos 43 anos o golpe da minha separação, mas logo aprendi a superar tudo com ajuda de uma psicóloga, que foi a divisora de águas na minha vida futura. Assim começou uma vida alegre, cheia de novidades com minhas amigas, conheci muitas pessoas interessantes, inclusive meu atual marido. Meu amor até hoje! Se não fosse tão longa a história, contaria o início de nossa vida juntos que foi cômico!
DR (A). NARA O QUE SIGNIFICA AMADURECER PARA VOCÊ? CONTE UM POUCO SOBRE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS.
Talvez poucas pessoas fizeram 50 anos na África do Sul exatamente no Cabo da Boa Esperança. E foi mesmo no dia 21/09, pois não se diz que aos 50 anos dobramos o Cabo da Boa Esperança? Bem, até os 60 anos viajei muito, me sentia ainda muito jovem e cheia de vida. Mas depois dos 65 anos, por problemas de articulações e duas cirurgias nos pés mal sucedidas, acabei ficando mais restrita. Minha vida social, que eu gostava terminou, perdi a minha vaidade. E até minha paixão por compras esmoreceu. Olhava no espelho e nas fotos e não me reconhecia, achava que eu não podia ser aquela que aparecia na imagem, fiquei triste porque minha cabeça não era assim. Bom, daí em diante resolvi mudar minha vida, passei a focar em minha profissão. Passei a trabalhar menos, mas com mais qualidade, passei a me dar valor.
VOCÊ TEM ALGUM LEMA NA VIDA OU QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES QUE TE ADMIRAM.
Então, a mensagem que eu deixo é essa: APRENDA A DIZER NÃO! Daí nos tornamos donas da nossa vida, das nossas decisões e sem arrependimentos.
E quando perguntam se ainda estou trabalhando, olho sempre para a minha escrivaninha no consultório e digo para mim mesma: ESTE É O MEU LUGAR!
Um beijo muito carinhoso!